O Dia de Campo na TV vai falar sobre as alternativas para aumentar a produção de mudas de morango que estão ajudando produtores da região Sul a diminuírem a dependência por mudas importadas. A produção de morangos no Brasil depende de mais de 170 milhões de mudas por ano, e a maior parte dessas plantas não é produzida no país.
Os produtores gaúchos importam mudas da região da Patagônia, na Argentina, mas eles estão enfrentando problemas com mudas de raiz nua importadas. Além da demora em chegar nas propriedades, as mudas apresentam qualidade cada vez mais baixa. Uma alternativa para minimizar esse problema é o uso de mudas com torrão que apresentam qualidade superior e podem antecipar a produção.
A Embrapa Clima Temperado está coordenando o trabalho para produção de mudas com qualidade que atendam às demandas dos produtores brasileiros para amenizar a dependência de importação. As mudas com torrão são produzidas fora do solo, o que elimina o risco de contágio com fungos. A técnica é nova no Brasil e adaptada para as condições da região.
O Dia de Campo na TV Alternativas para aumentar a produção de morango foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) em parceria com a Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Assista ao programa:
Canal Rural (Net/Sky) – sexta-feira, às 9h
TV Câmara – sábado, às 7h, e reprise domingo no mesmo horário
NBR (TV do Governo Federal) – domingo, a partir das 8h
Fonte: Embrapa
Fonte: Canal do Produtor