As exportações brasileiras de café solúvel cresceram 9,6% em volume na comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando 1,86 milhão de sacas de 60 kg, informou a associação que representa o setor, a Abics, nesta terça-feira (16).
Por outro lado, a receita acumulada no período caiu 3,8%, chegando a US$ 275 milhões. Os principais destinos foram Estados Unidos, Rússia, Indonésia, Japão e Argentina. A expectativa do setor é que os embarques ganhem força no segundo semestre.
Na perspectiva de longo prazo, a associação espera a conclusão do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia para ganhar fôlego nas vendas ao bloco europeu.
“A retirada gradativa da tarifa de 9% aplicadas pela União Europeia às nossas exportações ampliará muito favoravelmente a nossa competitividade, lembrando que o bloco econômico é o segundo maior destino das exportações de café solúvel, afirma o presidente da Abics, Pedro Guimarães.
No Brasil, o café solúvel corresponde a 5% do consumo total de café. A perspectiva é dobrar o consumo nos próximos cinco anos.
Fonte:G1