O brasileiro está consumindo mais frutas, verduras e legumes (FLV) a cada ano. De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) apresentado na manhã desta terça-feira (08/8), no Broccoli Consumption Conference, em Atibaia (SP), a demanda por produtos mais saudáveis foi responsável por movimentar R$ 30,8 bilhões no ano passado. 27,7 milhões de consumidores por dia frequentam supermercados no Brasil.
De acordo com o estudo, esse valor representa que a categoria FLV representou 9,1% de tudo o que o consumidor comprou nos supermercados durante o ano de 2016 (em 2012, esse índice era de 6,4%).
- O varejo muda o tempo todo e a saudabilidade é uma tendência que está aumentando bastante – explicou Marcio Milan, superintendente da Abras. Segundo ele, outro fator alavancador desse nicho de mercado é o aumento da população idosa, um público específico que consome mais FLV nos supermercados.
- Eles têm hábitos muito relevantes ao varejo. -
Milan ressaltou que os empresários e comerciantes que atuam na ponta final da cadeia, deveriam conhecer mais a produção agrícola, entender as etapas de toda a produção para direcionar melhor o produto ao consumidor final.
- Existiria um potencial ainda maior para ser explorado se houvesse mais investimento em educação, comunicação e transparência – disse o executivo.
O executivo explica que o consumo no Brasil está mudando bastante e a forma de consumir também.
– Além de produtos mais saudáveis, os consumidores estão deixando de ir aos hipermercados para frequentar as lojas da vizinhança, que oferecem os mesmos produtos, com mais comodidade – diz ele citando produtos selecionados, já higienizados, embalagens que facilitam o manuseio pós-compra, etc.
Fonte: Revista globo rural