Na quinta-feira, dia 12, o tempo segue instável na metade sul do Rio Grande do Sul. Há condição para tempestades nas cidades mais ao sul do estado, com trovoadas, vento e até queda de granizo, pois o tempo instável é turbinado pela formação de uma frente fria e de uma área de baixa pressão no oceano. Na faixa central e no norte do estado, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre, o sol predomina e o famoso “Nordestão” – vento que sopra de nordeste – se intensifica, o que faz as temperaturas dispararem em pleno inverno.
Na sexta-feira, dia 13, as instabilidades seguem presas na fronteira com o Uruguai, atingindo desde a região de Uruguaiana até Pelotas. As pancadas de chuva mais intensas ocorrem à tarde, com trovoadas e algumas rajadas de vento. Nas demais áreas de estado, inclusive na capital, o sol predomina e o “nordestão” continua trazendo calor durante a tarde. Ao mesmo tempo, a umidade fica baixa e algumas cidades podem entrar em estado de atenção, com umidade abaixo de 30%.
No fim de semana, a chuva continua na metade sul do Rio Grande do Sul e há condição para temporais na fronteira com o Uruguai entre o sábado e o domingo. O risco para transtornos aumenta tanto devido à intensidade da chuva, quanto pela persistência dela. Em Porto Alegre, faixa central e norte do estado, fim de semana de tempo firme e temperaturas elevadas.
Fonte: Canal Rural