A frente fria chega à região e espalha chuva forte, começando por São Paulo. Os modelos mostram altíssimos acumulados para o Vale do Ribeira, depressão paulista e áreas da divisa com o norte do Paraná.
”Há risco para granizo no interior de São Paulo, que pode afetar lavouras de milho e soja, além das pastagens”, avisa a meteorologista da Somar Fabiene Casamento.
Na capital e Região Metropolitana de São Paulo, os modelos indicam chuva ganhando intensidade à tarde, com fortes trovoadas, rajadas moderadas de vento e acumulados de 40 a 70 milímetros diários; com toda esta chuva, o risco para descargas elétricas, vendavais com queda de árvores e alagamentos não são descartados.
Até o fim da noite, a chuva se espalha por Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com temporais e altos acumulados também nesses estados.
Na sexta-feira, 3, a chuva segue expressiva na região. Em Minas Gerais, são esperados temporais tanto no sul do estado quanto na Zona da Mata e Belo Horizonte (MG), com acumulados muito grandes, descargas elétricas e ventania. A situação também válida para a serra fluminense e, por isso, há riscos para deslizamentos de encostas.
No Espírito Santo, a chuva vem em forma de pancadas com trovoadas. Existe risco para granizo em áreas de café conilon de Linhares e Colatina. Em São Paulo, a chuva perde intensidade, o céu fica parcialmente nublado e a temperatura diminui, pode chover de forma fraca no decorrer do dia.
No fim de semana, a chuva diminui em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas ganha mais força no Espírito Santo já que a frente fria avança para o estado. O grande destaque do sábado serão os temporais no Espírito Santo, leste e norte de Minas Gerais com altos acumulados, ventania e trovoadas. Além disso, queda das temperaturas no eixo Rio-São Paulo.
A volta do feriadão conta ainda com chuva em todo o Sudeste do Brasil. Não se descartam pancadas isoladas com trovoadas e pistas escorregadias. Os maiores acumulados ocorrem entre o norte do Rio e o Espírito Santo já que a frente fria atua na região. As temperaturas ficam mais amenas em parte do Sudeste.
Fonte: Canal Rural