Sul
A frente fria avança nesta terça-feira, 6, e a chuva ganha intensidade. Há potencial para temporais do norte do Rio Grande do Sul – com risco de granizo – ao Paraná. Vale ressaltar que o núcleo mais intenso de chuva deve ficar concentrado do Paraguai a Mato Grosso do Sul, o que pode avançar sobre o oeste do Paraná também. Aliás, pode avançar já durante as primeiras horas da madrugada, persistindo ao longo do dia.
Em contrapartida, após o avanço da frente fria, uma nova massa de ar seco chega ao Rio Grande do Sul. O sistema é responsável por inibir a formação de instabilidades e, com isso, o tempo firme volta a predominar em toda a fronteira com o Uruguai. Em áreas centrais, como Santa Maria (RS), chove pela manhã, mas a partir da tarde, a condição já é de tempo firme.
Com relação às temperaturas, o calor persiste no Rio Grande do Sul, mesmo que perdendo um pouco de intensidade comparado à segunda-feira.
Enquanto isso, no interior do Paraná, a temperatura tende a cair de forma acentuada devido à condição de céu nublado e chuva a qualquer momento do dia.
Sudeste
A frente fria finalmente se afasta da região, mas isso não quer dizer trégua da chuva. Instabilidades em altos níveis e a combinação entre calor e umidade ainda serão capazes de organizar nuvens carregadas. Volumes significativos, apesar de menores que dias anteriores, ainda podem ser registrados entre o leste mineiro, norte fluminense e serra capixaba.
Há potencial também para trovoadas e rajadas de ventos do Rio de Janeiro até o noroeste de Minas Gerais.
Em São Paulo, mais uma vez, pancadas de chuva podem ser registradas. Aliás, como o calor segue ganhando intensidade, as pancadas podem ser fortes no fim da tarde.
Centro-Oeste
Pouca coisa muda e as instabilidades devem organizar nuvens carregadas sobre a região. Volumes significativos podem ser registrados do norte goiano ao nordeste de Mato Grosso.
O maior destaque continua sendo o risco de tempestades com raios e ventania em Mato Grosso do Sul, devido às instabilidades no interior do continente. Além disso, a aproximação de um novo sistema frontal potencializará a chuva e os volumes bastante significativos podem ser registrados no sul do estado, isso já durante as primeiras horas do dia, o que não deve passar até a noite.
Nordeste
O tempo segue instável e pancadas de chuva devem atingir, mesmo que de forma rápida, a maior parte da região. Acumulados expressivos ainda podem ser registrados do sul do Maranhão ao oeste da Bahia.
O clima firme predomina dessa vez na faixa leste entre o litoral norte baiano e o leste pernambucano.
Norte
O tempo seco continua em áreas do Acre, oeste do Amazonas e Roraima.
Nas demais áreas, previsão de chuva, especialmente no Tocantins, onde devem ser registrados acumulados bastante expressivos. Além do maior volume de chuva, há potencial para trovoadas e ventania, inclusive em Palmas.
Fonte: Canal Rural