A agroecologia vem conquistando espaço e apoio do poder público. Nos últimos dois anos, os pequenos agricultores têm produzido e comercializado diretamente hortaliças sem o uso de agrotóxicos e nem a presença de atravessadores.
- A meta é conseguir a certificação do Ministério da Agricultura para que os nossos produtos sejam considerados orgânicos – comemora Vangivaldo Belo, presidente da Associação Agrícola Agrovargas, que visitou a diretora-presidente do Jornal O PROGRESSO, Adiles do Amaral Torres, acompanhado pelo secretário municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidária, Landmak Ferreira e pelo diretor de aqüicultura, Rubens Moreira Júnior.
A associação que possui regimento próprio, com o estabelecimento de normas aos pequenos produtores, agrega 29 associados do Distrito de Vila Vargas, que antes estavam voltados ao cultivo de alho.
- São pequenos produtores que vêm recebido incentivo da prefeitura de Dourados, dentro de um programa de agricultura familiar que tem apresentado bons resultados – explica o secretário.
Segundo ele, as hortaliças agroecológicas podem ser adquiridas todas as terças-feiras, no Parque dos Ipês, das 17h às 22. Ele ressalta, ainda, a partir de hoje, a feira recebe uma cobertura. São 12 tendas grandes, com proteção lateral, capazes de abrigar até 50 feirantes. O investimento da Prefeitura é de R$ 193,2 mil que vão garantir mais qualidade no atendimento às pessoas.
Na feira as pessoas encontram produtos hortifrutigranjeiros oriundos da agricultura familiar, de folhas a legumes, frutas, pimentas, mandioca, doces, biscoitos, pães, ovo de galinha caipira, melado, mel e artesanato.
- A proposta é garantir acesso fácil da população ao alimento saudável produzido no cinturão verde de Dourados e, ao mesmo tempo, a geração de empregos e mais renda para o pequeno produtor e artesão – destaca Landmark.
O programa de agricultura familiar desenvolvido pelo município conta com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (Apoms), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Unigran e ServiçoNacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Durante visita à direção, o secretário municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidária, fez um balanço das ações que estão estão sendo implementadas pelo poder público em apoio aos pequenos produtores rurais.
- Em pouco mais de dois anos, os assentados, as comunidades indígenas e quilombolas de Dourados têm recebido total apoio, como o fornecimento de mais de 2,5 toneladas de calcário e também de mais de mil doses de sêmen, para apoio da cadeira leiteira – afirma.
Serviço
A Feira Agroecológica atende todas as terças-feiras no Parque dos Ipês, das 17h às 22h.
Fonte: O Progresso