Foi lançado nesta quarta-feira (16) um conceito pioneiro no mercado de genético bovino: o ABS NEO, o primeiro fruto depois da aquisição da IVB (In Vitro Brasil) pela ABS. A partir de agora, pecuaristas podem adquirir genética via embriões congelados por uma tecnologia inédita no setor. O melhoramento já vem pronto através de um rigoroso processo de seleção para características produtivas. Foram projetadas e elaboradas linhas genéticas para atender as principais necessidades do campo.
“Estamos escrevendo um novo capítulo da história, apresentando um produto revolucionário que vai mudar a concepção de como se fazer melhoramento genético”, explica Márcio Nery, Diretor Geral da ABS Pecplan.
Frederico Glaser, Gerente de Mercado e Contas-chave da ABS Pecplan conta que, pelo ABS NEO, será possível conseguir uma rápida evolução genética no rebanho. “Mais uma vez, inovamos para garantir resultado real para nosso cliente. A escolha da genética foi totalmente projetada para solucionar os principais problemas dos pecuaristas, usando as melhores fêmeas do mercado e touros TOP da nossa bateria”, ressalta.
Para isso foi feita parceria com vários rebanhos referência, como GAP Genética, Estância Silvânia, Fazenda Agrindus, Fazenda Santa Luzia, Rancho da Matinha, Nelore RG e Tulipa Agropecuária. “Uma genética de ponta, completa. Anos de melhoramento reunidos em um único produto”, destaca Glaser, acrescentando que, assim, será possível mudar o status produtivo do rebanho em uma única geração.
De acordo com o gerente, a combinação genética foi projetada por especialistas da ABS, visando atender as principais características de interesse econômico. Os clientes poderão escolher entre seis linhas de ABS NEO: Leite à Pasto, Produtividade Leiteira, Tecnologia Leiteira, Reposição Eficiente, Nelore PRO e Performance Adaptada. “É uma genética pronta para quem quer mais resultados ”, completa Glaser.
Uma inovação como o ABS NEO já era esperada pelo mercado desde fevereiro. Foi quando a ABS® Global, líder mundial em genética bovina, serviços de reprodução e tecnologia de inseminação artificial, adquiriu 51% da In Vitro Brasil S.A. (IVB®) que trabalha com biotecnologia focada em produção de embriões bovinos por fertilização in vitro (FIV). O investimento foi de R$20 milhões.
Mesmo reunindo o que há de mais moderno em termos de tecnologia e genética, o ABS NEO será comercializado de forma acessível. “Estamos democratizando o acesso a uma genética superior de ponta, com simplicidade e facilidade e de forma inédita, pois os modelos vistos até então ofereciam somente a opção de aquisição de prenhezes ou via embriões vitrificados”, comenta Frederico Glaser.
Perla Fleury, Diretora da IVB, explica que o ABS NEO é de manejo fácil e flexível, não exigindo sincronização das vacas. “São embriões congelados e transportados em botijões de nitrogênio. O descongelamento e o uso são tão simples como o do sêmen”, detalha, ressaltando que não há necessidade de coleta ou compra de doadoras.
A comercialização do ABS NEO já começou, com reserva de material. Mas o produto só será disponibilizado no mercado a partir de janeiro de 2016. Esta nova forma de aquisição de genética está disponível através de toda a rede de vendas da ABS Pecplan.
Fonte: Rural Centro
Fonte: Canal do Produtor