Autoridades dos governos federal, estadual e municipal, produtores, empresários, empreendedores do setor orizícola e dirigentes de entidades representativas do setor prestigiaram a abertura oficial da Expoarroz 2015, ocorrida na noite desta terça-feira (05), no Centro de Eventos de Pelotas, Rio Grande do Sul. A feira reúne até sexta-feira (08), em 22 mil m2, mais de cem expositores dos diferentes segmentos que compõem a cadeia produtiva do arroz, com a realização de fóruns de debates e vários eventos paralelos.
O coordenador geral da Expoarroz 2015, Fernando Estima, fez o discurso de saudação, com foco na necessidade de apoio à produção rural, principalmente em um momento de retração da economia.
- A única receita para a crise é trabalhar mais, gerando emprego, renda e desenvolvimento – ressaltou ele.
O secretário de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, destacou o caráter de integração promovido pela Expoarroz em seus objetivos e estratégias, durante seu discurso de saudação.
- Aqui temos bons exemplos de empreendedorismo e de como fala o governador José Ivo Sartori, do Brasil que dá certo – observou o secretário.
Polo também enfatizou a importância da integração da cadeia produtiva do setor primário para a geração de emprego e renda do Estado, em especial no momento de dificuldade econômica que o Rio Grande enfrenta.
- Temos a esperança de que a produção primária seja o caminho para o estado superar as dificuldades – afirmou ele.
Disposição
Também presente na solenidade de abertura da Expoarroz 2015, o deputado estadual Catarina Paladini, representando a Assembleia Legislativa, parabenizou a organização do evento.
- Parabéns ao Fernando Estima e aos demais integrantes da organização do evento. Gostaria de agradecer a presença de todos os participantes da Expoarroz 2015, em especial aos empresários estrangeiros. É preciso muito trabalho e disposição para se sair de uma crise – finalizou.
O prefeito de Pelotas e presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Eduardo Leite, também destacou o papel articulador setorial desempenhado pela Expoarroz e o dinamismo empreendedor dos produtores do setor orizícola.
- Apesar dos próprios governos e da burocracia estatal, a iniciativa privada continua efetivamente gerando riqueza e trabalho. Quero saudar aqueles que, apesar de tudo, continuam produzindo e empreendendo – afirmou Leite.
Fita
Após os discursos, as autoridades realizaram o corte da fita inaugural do evento e fizeram passeio guiado pelos estandes da Expoarroz 2015. Também acompanharam a abertura oficial da feira o diretor técnico do evento, Rubens Silveira; presidente do Irga, Günter Frantz; diretor-superintendente do Porto de Rio Grande, Janir Branco; representante do Badesul, Antônio Carlos dos Santos; chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon; presidentes da Bolsa Continental de Mercadorias, Aline Sampaio; da Federarroz, Henrique Dornelles; e dos Sindicatos da Indústria do Arroz do Rio Grande do Sul e de Pelotas (Sindapel), André Ziglia e Jairton Russo, respectivamente; vice-presidente da Farsul, Gedeão Pereira, representando também Senar e Casa Rural, representante do Sebrae, Derli Fialho; presidentes da Associação Rural de Pelotas, Helmar Hadler; representante da Apex Brasil, André Anele.
Também prestigiaram a solenidade de abertura representantes da Abiarroz e Fearroz, André Barreto; da Rice Teach, Leandro Pasquali; da Associação Brasileira da Indústria do Arroz Parboilizado (Abiap), Marco Aurélio Amaral Junior; da Tecon S/A, Rodrigo Velho; da John Deere, Marco Bueno; da Fertilizantes Piratini, Heitor Miguel Fell, a Louis Dreyfuss Commodities, Matheus Pinto, e do Banco Sicredi, Nilson Ireno Loeck.
Fonte: Expo Arroz