Cerca de duas mil pessoas, entre alunos, professores, pais e lideranças de todas as regiões do Estado participaram da premiação do Programa Agrinho, nesta segunda-feira (26), no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
O programa é a principal iniciativa de responsabilidade social do sistema FAEP/SENAR-PR e envolve 718 mil alunos das redes pública e particular de 3.640 escolas, distribuídas em 330 municípios do Paraná. Na cerimônia desta segunda-feira foram entregues 309 prêmios para os alunos, nas categorias desenho (turmas de 1º ano e educação especial) e redação (2º ao 9º ano), para os municípios, nas categorias Município Agrinho e Escola Agrinho, e para os professores, na categoria Experiência Pedagógica.
O presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette, iniciou seu discurso de abertura parabenizando todos os professores do Estado. “Sem eles nós não estaríamos aqui”. Segundo o dirigente, o programa Agrinho é o “xodó” da federação. “Um caso de amor que vai além das nossas obrigações legais”, destacou.
Neste ano concorreram 5.087 itens, entre redações, desenhos e experiências pedagógicas, sendo 4.729 da rede pública e 358 da rede particular com o tema “O Campo e a Cidade unidos pela nossa energia”, que trabalha aspectos ligados à sustentabilidade energética. Na opinião do diretor executivo do SENAR nacional, Daniel Carrara, presente no evento, a escolha deste tema reflete a preocupação do SENAR-PR com o futuro dos recursos naturais. “Esse programa é referência em todo Brasil, não é a toa que ele foi adotado em 18 estados”, observou.
Esta é a 20ª edição do Agrinho. Ao longo dos anos, o programa foi sendo aperfeiçoado para trabalhar em sala de aula temas como saúde e segurança pessoal e ambiental. O programa conta com um material didático exclusivo, voltado ao desenvolvimento de uma educação crítica e criativa, que desenvolve a autonomia e a capacidade de professores e alunos assumirem-se como pesquisadores e produtores de novos conhecimentos. De acordo com a secretaria Estadual de Educação, Ana Seres Comin, a iniciativa envolve quatro secretarias de Estado: Agricultura e Abastecimento; Justiça; Meio Ambiente, e Educação. “Há 20 anos o Agrinho contribui levando temáticas extremamente importantes para a sala de aula.”
A grande apoteose do evento foi a premiação das cinco experiências pedagógicas, eleitas entre as 22 melhores iniciativas concorrentes. Os vencedores nesta categoria levam para casa um carro zero quilômetro. Veja quem foram as professoras campeãs clicando no link abaixo:
http://www.sistemafaep.org.br/vencedores-programa-agrinho-2015.html
A notícia A energia do SENAR – PR uniu o campo e a cidade na maior festa da educação apareceu pela primeira vez em Sistema FAEP.
Fonte: Sistema FAEP