O Brasil recebeu autorização sanitária para exportação de ovos in natura para a Argentina e o Chile. A informação foi confirmada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Em nota, a entidade celebrou a dupla autorização de exportações ocorrida na última quinta-feira, 8, com a publicação de Certificados Sanitários Internacionais (CSI’s).
Os CSI’s foram publicados pelo ministério da Agricultura (Mapa), e são válidos para todos os estados, no caso da Argentina; e para todos os estabelecimentos localizados no Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, no caso do Chile.
De acordo com a ABPA, as exportações brasileiras de ovos do Brasil têm obtido bons resultados em 2021. No primeiro bimestre, o setor acumulou alta superior a 150%, índice que deve se manter com os resultados de março, conforme dados preliminares calculados pela ABPA. Com a abertura da Argentina e do Chile – mercados geograficamente mais próximos que o atual principal destino do setor, os Emirados Árabes Unidos – há boas expectativas quanto ao incremento ainda maior das vendas do setor.
“A proximidade dos mercados são facilitadores para as vendas do setor. O Brasil se consolidou como grande produtor e agora busca novas fronteiras para as vendas de ovos produzidos no país. Com estes dois mercados viabilizados ontem, há boas expectativas de expansão dos negócios” – avalia Ricardo Santin, presidente da ABPA.
Fonte: Canal Rural