drone_portal

Olimpíada Rural ganha formato digital em ano de pandemia

No dia 8 de dezembro, os
vencedores da Olimpíada Rural 2020 foram revelados em uma cerimônia online, que
reuniu centenas de pessoas nas redes sociais do Sistema FAEP/SENAR-PR. Do total
de 606 inscritos neste ano, 351 confirmaram participação na primeira etapa da
competição e 75 passaram para a etapa seguinte. As cinco primeiras equipes
colocadas receberam uma premiação especial, enquanto todos os participantes das
15 equipes finalistas ganharam um pendrive
em forma de medalha. A Olimpíada Rural é disputada, todos os anos, por
estudantes participantes dos programas Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) e
Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ).

“A Olimpíada vinha sendo realizada junto com o Encontro de Empreendedores e Líderes Rurais, no final de cada ano. Este ano, contudo, por conta da pandemia, foi realizada remotamente. A forma online, contudo, teve também seu ponto positivo ao mostrar aos jovens a possibilidade do uso da internet e a forma de acesso remoto, que de agora em diante, será um instrumento largamente utilizado”, destacou Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Na ocasião, Débora Grimm,
superintendente do SENAR-PR, parabenizou os alunos e os instrutores que, neste
ano de pandemia, tiveram que se superar para realizar a competição. “O formato
das aulas online, remotas, exigiu muita dedicação, para nós do SENAR-PR, para
instrutores e para os alunos. Vejo que esse formato tem o poder de instigar a
participação nos cursos EaD [Educação a Distância] e a buscar novas ferramentas
virtuais de trabalho. Sabemos que a inovação é uma questão de sobrevivência no
nosso tempo. Que o empenho dessas equipes inspire outros jovens a trilhar os
caminhos do sucesso”, afirmou.

Tradição do conhecimento

A Olimpíada Rural já é uma
tradição. O Sistema FAEP/SENAR-PR, todos os anos, organiza uma competição entre
os alunos do AAJ e JAA, onde eles precisam aplicar aquilo que aprenderam
durante o ano, além de serem avaliados por questões mais subjetivas, como
trabalho em equipe, capacidade de relacionamento, liderança, entre outros
aspectos. O objetivo é preparar estes jovens não apenas para o mundo do
trabalho, mas para a vida em geral, visando a formação de cidadãos conscientes.

Este ano, por conta da pandemia
do novo coronavírus, as provas foram adaptadas para serem realizadas de forma
totalmente remota. Os estudantes não precisaram sair de suas casas para
realizar as avaliações, respeitando a necessidade de isolamento social. O
desafio foi adaptar as provas tradicionais para o ambiente digital, sem que a essência
do trabalho em grupo e da liderança se perdesse no caminho. O resultado foi um
processo de superação, não apenas dos estudantes, mas também dos instrutores
dos programas do SENAR-PR.

A primeira etapa da Olimpíada
Rural trouxe questões de português, matemática e de conhecimento técnico
voltado à prática agropecuária. Esta primeira fase tem caráter classificatório,
aqueles aprovados passaram para a fase seguinte. Este ano foram 75 estudantes
na segunda fase, divididos em 15 equipes de cinco integrantes cada uma.

Na prova final da competição, os
estudantes se depararam com um problema concreto – ligado à prática
agropecuária – para ser solucionado. As equipes tiveram um mês para trocar
informações e chegar a um consenso para a resolução deste problema, uma forma
de aplicar na prática aquilo que haviam aprendido na teoria.

Um desafio adicional neste ponto,
foi a formação das equipes, compostas por integrantes de cidades diferentes,
que não se conheciam entre si. Esse formato proporcionou uma troca de experiências
adicional, que contribuiu de sobremaneira para reforçar a importância do
trabalho em equipe.

Conexão com a internet foi o principal entrave

Entre a entrega dos trabalhos dos
participantes das Olimpíadas Rurais e a avaliação da banca examinadora, o
Sistema FAEP/SENAR-PR realizou uma pesquisa para saber a opinião dos alunos
participantes em relação à competição deste ano.

Regiane Hornung, técnica do
Sistema FAEP/SENAR-PR e responsável pelos programas JAA e AAJ, apresentou os
dados. Segundo a pesquisa, 51% dos alunos conseguiram criar vínculos com a
equipe durante o processo e 49%, além dos colegas de equipe, com o monitor.

Na opinião dos alunos, ao longo
da Olimpíada Rural, houve aumento em diversas áreas do conhecimento. Os
Conceitos do Agronegócio, foi a área mais apontada pelos pesquisados, com 99%.
Também, 97% destacaram aumento no conhecimento em relação ao Trabalho em
Equipe.

Dentre
as principais dificuldades encontradas no decorrer deste processo, 16%
apontaram a pouca comunicação entre os participantes, 20% a falta de interação
pessoal com os colegas e 64% marcaram como principal dificuldade as falhas de
conexão com a internet.

A notícia Olimpíada Rural ganha formato digital em ano de pandemia apareceu pela primeira vez em Sistema FAEP.

Fonte: Sistema FAEP



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.