arroz_web2

BOA SAFRA DE ARROZ

Nas regionais da Emater/RS-Ascar de Bagé e Porto Alegre, a colheita está encerrada. Na de Bagé, o rendimento médio alcançou 8.500 quilos por hectare, favorecido pelas condições do tempo, pela disponibilidade de água – numa safra marcada pela estiagem – e pelo excelente estado fitossanitário das lavouras. Em Porto Alegre, a produtividade média chegou a 7.200 quilos por hectare.No pós-colheita, em ambas as regiões, a atenção dos produtores concentra-se em definir áreas para a próxima safra, com operações de sistematização de terrenos e análise do reestabelecimento dos mananciais para determinar as áreas que poderão ser cultivadas.

Na regional de Pelotas, a colheita está praticamente encerrada, faltando a finalização das atividades apenas em Santa Vitória do Palmar e Arroio Grande. Os rendimentos médios variaram entre os municípios: em São Lourenço do Sul, chegou a 7.800 quilos por hectare, em Rio Grande, a 9.205 e no Chuí, a 10.050 quilos por hectare.

Nas regionais de Soledade e Santa Maria, a colheita foi realizada em 99% das áreas cultivadas. Na primeira, o rendimento médio se manteve em 6.640 quilos por hectare, com grãos apresentando boa qualidade e bom rendimento de engenho. Em algumas lavouras onde faltou água para completar o ciclo, houve perdas na produtividade e no rendimento de engenho, porém pouco significativas.

Na regional de Santa Maria, há apenas poucas lavouras para colher. A produtividade média alcançada até o momento é de 7.900 quilos por hectare.

Fonte: Emater



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.