frango-web

ESTABILIDADE NOS PREÇOS

Ao iniciar, hoje (21), o terceiro e último decêndio de setembro, o frango vivo continua apresentando a mesma firmeza de mercado observada no começo do mês ou, mesmo, 30 dias atrás – um desempenho que se traduz, sobretudo, por oferta ajustada à demanda.

Isso deveria (ou poderia) resultar em novos ajustes de preços. Mas a época do mês (segunda quinzena) impede. Assim, a tendência prevalente é de estabilidade dos preços atualmente praticados – R$2,90/kg no interior paulista; R$3,10/kg em Minas Gerais.

Sob esse aspecto, aliás, a estabilidade ora prevista não tem nada de novidade. Pois o atual desempenho do frango vivo apenas repete, com variações mínimas, o que ocorreu em setembro do ano passado ou, indo um pouco mais além, em setembro de 2013. O gráfico abaixo, relativo ao mercado paulista, deixa isso bem claro.

Naturalmente, essa repetição de comportamento surpreende, pois os tempos são outros e outras (e absolutamente distintas) são as condições de oferta e demanda. Mas o que indica que o abastecimento continuará ajustado e, independente das variações na demanda, os preços permanecerão estáveis são as condições climáticas. Ou seja: o tempo chuvoso no Sul e seco mas com altas temperaturas no Sudeste e Centro-Oeste (as três principais Regiões produtoras do País) continua afetando o ganho de peso dos frangos em criação, o que resulta em produtividade aquém do potencial instalado e menor volume final de carne de frango.

Menos mal que a probabilidade de retrocesso nos preços seja mínima. Mas a continuidade da presente estabilidade não equaciona os desafios ora enfrentados pelo setor e que incluem, principalmente, elevação dos custos. No momento, por exemplo, a principal matéria-prima do frango, o milho, está 43% mais caro que há um ano, enquanto o farelo de soja tem valor 15% maior. Mas o preço alcançado pelo frango vivo está apenas 9% acima do registrado em setembro de 2014.

Fonte: Avisite



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.