trigoweb

ÁREA PLANTADA DEVE SE MANTER ESTÁVEL NESTA SAFRA NO PR

O período de semeadura do trigo no Paraná vai de 1º de abril a 20 de julho e, para a safra 2019/20, a expectativa é de que a área cultivada mantenha-se próxima a 1,1 milhão de hectares, de acordo com o prognóstico divulgado pelo Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Deral/Seab).

“A área paranaense de trigo tem se mantido em torno de 900 mil e 1,3 milhão de hectares nos últimos 20 anos, com poucas exceções. Esse patamar de plantio parece ter poucas chances de ser revertido, em função da melhor tecnologia empregada ano a ano, que faz a oferta interna ter uma direção bem mais clara, de incremento”, afirma o coordenador da divisão de Estatística do Deral, Carlos Hugo Winckler Godinho.

Produção – De acordo com o levantamento do Deral, em 2019 o Paraná produziu 2,1 milhões de toneladas de trigo. Foi o pior resultado desde 2013, quando o Estado colheu 1,8 milhão de toneladas. “Esta foi a terceira safra consecutiva de quebras relevantes que fizeram a produção ficar abaixo da moagem estadual, estimada em mais de três milhões de toneladas pela Associação Brasileira das Indústrias de Trigo (Abitrigo). O déficit, porém, pode ser suprido pela oferta argentina e paraguaia, que tiveram grandes excedentes de produção”, destaca Godinho no prognóstico.

“Essas quebras, junto às altas recentes do dólar, estão começando a impactar na disponibilidade de trigo no Brasil e, consequentemente, no Paraná, podendo gerar uma oportunidade aos produtores locais. Apesar disso, há incertezas que podem interferir significativamente nos preços ao longo da safra. Entre essas incertezas estão as possíveis novas parcerias comerciais. Em 2019 chegaram ao Brasil 90 mil toneladas de trigo russo, maior volume da história. Além dessas importações, o governo começou a construir relações com a Índia. Ambos os países são grandes produtores e podem começar a ter mais peso na formação de preços nacional”, acrescenta.

Fonte: DATAGRO



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.