O Sebrae espera chegar ao fim de 2015 com a marca de 150 mil produtores rurais atendidos pelas suas diversas iniciativas de estímulo ao empreendedorismo no Brasil. Até o fim do primeiro semestre, o número estava em 82.500.
- O público rural é bem mais complexo e exige um maior investimento por unidade produtiva do que empresas urbanas, que são vizinhas entre si – reconhece o presidente da instituição, Luiz Barretto, em entrevista a Globo Rural.
Um público, além de mais complexo, menos visível para o consumidor, especialmente nos meios urbanos. Para aproximar os pequenos agricultores dos clientes, a instituição planeja uma série de ações em cerca de 200 municípios, como parte do movimento Compre do Pequeno Negócio, que será lançado oficialmente no dia 5 de outubro.
- Boa parte do que é vendido no pequeno varejo é de produtores rurais ou de agricultores familiares. Um dos efeitos desse movimento é tirá-los da invisibilidade. É mostrar para o cidadão que, quando ele compra do pequeno negócio, está fomentando os negócios rurais – explica.
A data oficial de lançamento da iniciativa não foi escolhida por acaso. O dia 5 de outubro marca a instituição do Estatuto da Micro e Pequena Empresa.
- A expectativa é que se torne um dia em que as pessoas comprem, preferencialmente, das micro e pequenas empresas e assim colaborem com o crescimento da economia do País – diz Barreto, presidente do Sebrae desde 2011.
Na visão do Sebrae, comprar do pequeno estimula a economia local e ajuda no desenvolvimento das comunidades, com efeitos positivos também para o meio rural. Para sustentar sua argumentação, a instituição se vale dos números. Existem 10 milhões de micro, pequenas empresas e microempreendedores individuais no Brasil, respondendo por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e por 52% dos empregos formais. De cada 100 estabelecimentos, cerca de 80 estão ligados ao comércio e serviços.
Fonte: Globo Rural