Os produtos feitos de carne que não são carne estão crescendo no Brasil e esse é um mercado já consolidado nos Estados Unidos. Justamente por isso, um dos produtos que mais chamou atenção na Consumer Electronic Show (CES), a maior feira de tecnologia do mundo, foi o Impossible Pork, “carne de porco” falsa recém lançada pela Impossible Foods.
O produto é feito principalmente de grão de soja, óleo de coco, óleo de girassol e heme, uma espécie de composto modificado e baseado em ferro e que dá às receitas a aparência e gosto de carne — justamente a parte tecnológica da Impossible Foods.
Uma versão de salsicha também foi apresentada, mas ainda não há previsão para que os produtos cheguem ao mercado.
A empresa já tinha vindo à feira no ano passado, trazendo o Impossible Burger 2.0, reinvenção do seu produto original. Uma das principais concorrentes, a Beyond Meat, abriu capital em maio do ano passado, avaliada em US$ 3,8 bilhões. Hoje, essa empresa já vale US$ 5,2 bilhões.
Segundo a Impossible Foods, o intuito foi primeiro desenvolver produtos que se assemelhavam às carnes mais nocivas ao meio ambiente, principalmente gado, justamente para reduzir o consumo de carne.
Com o Impossible Pork, a empresa mira a carne de porco, que lidera os índices de consumo, com uma fatia de 36% do consumo total, segundo dados da ONU de 2012.
A carne de porco também é muito consumida em países da Ásia — mercado da empresa fora dos Estados Unidos. Atualmente a Impossible Foods está também em Hong Kong, Macau e Singapura.
Entre os próximos passos, a companhia promete outros tipos de alimentos que se assemelham a outras carnes: peixe, frutos do mar e até mesmo derivados de animais como leite e queijo.
Fonte: G1