O Porto Itapoá, em parceria com o Mapa (Ministério da Agricultura), tem trabalhado de forma intensa na avaliação e liberação de contêineres que necessitam de vistoria e inspeção agropecuária.
Até julho deste ano, as cargas que passavam pelo complexo e necessitavam da atuação dos agentes fiscais do Ministério precisavam aguardar em média 4 dias para liberação. Com o desenvolvimento do Portal Mapa, somada a instalação oficial da Unidade, no início de agosto, este tempo de permanência das cargas caiu expressivamente no mês, chegando a apenas 2 dias.
Para Patrício Junior, presidente do Porto Itapoá, cada período a mais que um contêiner fica dentro do terminal é um custo extra para o exportador
- E, nesse sentido, definimos como estratégia o estabelecimento de parcerias para que o Cliente obtenha o menor custo possível no Porto Itapoá e, o que verificamos, é que isto tem surtido efeito. Reduzir em 50% o tempo de permanência da carga no porto significa reduzir o custo para o cliente praticamente na mesma proporção – argumentou.
São quase 3 mil processos analisados mensalmente que envolvem a necessidade de inspeção por parte do Mapa no complexo. Em agosto isso correspondeu a 11% da movimentação total do terminal.
Fonte: Guia Marítimo