Efeito estufa

AGROPECUÁRIA CONTRIBUI COM 25% DOS GASES DE EFEITO ESTUFA

O setor agropecuário brasileiro emitiu 492 milhões de toneladas de gás carbônico equivalente (CO2e) em 2018, montante que significa 25% do total das emissões brasileiras no período. A informação foi divulgada há pouco pelo coordenador de Clima e Cadeias Agropecuárias do Imaflora, Ciniro Costa Junior, em evento promovido pelo Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (Seeg), do Observatório do Clima, em São Paulo.

“A agropecuária é a segunda maior fonte de emissões do Brasil”, diz Costa Jr. “Além disso, esse setor é o terceiro maior emissor global especificamente na agropecuária, ou seja, é um segmento intenso em termos de emissões de gases do efeito estufa”.

Ele diz que, entre as principais atividades agropecuárias desenvolvidas no Brasil, a pecuária bovina de corte é a responsável pelo maior volume de emissões, com 69% do total relacionado à agropecuária.

“Quando incluímos a pecuária leiteira, as emissões da pecuária alcançam 80% da agricultura e pecuária brasileiras”.

Em terceiro lugar no total das emissões agropecuárias brasileiras, vem o setor de fertilizantes, com 6%, seguido do arroz irrigado – “Importante em emissão em metano”, diz Costa Jr. – e, “outras atividades agropecuárias”, 14%.

Fonte: Globo Rural



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.