cana moedaor

PROTEÍNA ORGÂNICA PODE AUMENTAR EM 20% PRODUTIVIDADE DA CANA

Com a proposta de aliar ganho de produtividade e sustentabilidade, pesquisadores têm se dedicado à utilização da proteína Harpin em diferentes lavouras do mundo. Patenteada nos Estados Unidos em 1992, ela foi trazida ao Brasil em 2016 com o nome comercial de H2Copla pelo engenheiro agrônomo Rodrigo de Miranda, em parceria com a Coplacana.

Miranda explica que a tecnologia estimula o desenvolvimento e a produção de plantas ao ativar seu potencial fisiológico.

“Com isso, ela desenvolve suas raízes mais profundas, absorvendo mais e melhor os nutrientes, crescendo mais forte, com maior amplitude e resistência. É como se fosse vacina orgânica completa”, diz ele.

A proteína orgânica foi descoberta e patenteada pela norte-americana Plant Health Care, mas Miranda conta que enxergou potencial em sua aplicação na agricultura brasileira. Mestre em Fitotecnia, ele relata ter convencido a empresa a testar o produto, pulverizando-o sobre quatro campos de cana-de-açúcar, na região de Piracicaba (SP).

Miranda garante que há áreas que têm a Harpin aplicada há 3 anos e, em 60 dias, os primeiros resultados puderam ser vistos. Ele também relata que, onde se aplicou a proteína, houve ganho de produtividade mesmo sem renovação do canavial.

Outro relato que indica eficácia da H2Copla é de Gilmar Morais, supervisor agrícola da Usina Furlan, também localizada na região de Piracicaba (SP). Segundo ele, enquanto a média nesses locais seria de 92 toneladas por hectare, ele chegou a 110.

“Avaliamos que a cana se revigorou como se estivesse no corte anterior. Nunca vimos uma intensidade igual ou parecida. Mesmo diante dos problemas climáticos, aumentamos em 20% o ganho de produtividade”, revela Morais.

Fonte: Globo Rural



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.