Sul
A frente fria começa avança para o Paraná e espalha chuva também em Santa Catarina e no Paraná, em forma de pancadas com trovoadas e eventual granizo. No Rio Grande do Sul, a chuva é volumosa, persistente e sem períodos de melhoria principalmente na metade sul do estado.
Sudeste
Uma massa de ar seco continua predominando em praticamente toda a Região Sudeste devido à massa de ar seco que deixa o tempo quente e ensolarado. Mas há mudanças no tempo no Estado de São Paulo, com aproximação de uma frente fria além da formação de uma baixa pressão atmosférica na costa do estado de São Paulo deixa a atmosfera instável e retornam as condições para pancadas de chuva na Baixada Santista, divisa de São Paulo com o Paraná,
Além disso, a temperatura diminui um pouco, o que alivia o calorão na faia leste paulista. Rio de Janeiro, Minas Gerias e Espírito Santo continuam com tempo seco e muito quente.
Centro-Oeste
O dia será marcado por pancadas isoladas de chuva em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e sul de Goiás. Nestas áreas, a chuva é rápida e passageira, vem acompanhada por algumas trovoadas.
Entre o oeste de Mato Grosso e Goiás, a massa de ar seco predomina, o calor é garantido e a umidade relativa do ar entra em estado de atenção. Em Mato Grosso do Sul, não se descarta granizo e rajadas moderadas de vento.
Nordeste
A semana começa sem mudanças na condição do tempo. O tempo permanece seco em grande parte do nordeste, com poucas nuvens e temperaturas elevadas.
A chuva deve chegar somente no litoral leste, intercalada com muitos períodos de sol e temperaturas elevadas.
Norte
O dia ainda terá tempo instável e chuva sobre a maior parte do Norte. Tempestades mais intensas são esperadas para o centro-sul do Pará e sudeste do Amazonas. Chove também no Tocantins, em forma de pancadas com trovoadas, mas de forma rápida e passageira. Tempo quente e abafado em toda a região.
Terça-feira, 15
A chuva continua volumosa e persistente sobre o Rio Grande do Sul, com elevados acumulados e de forma intermitente, mas diminui a incidência de raios e trovões. A chuva também se espalha por Santa Catarina e Paraná em forma de pancadas com trovoadas e rajadas de vento que ganham intensidade.
No Rio Grande do Sul, o tempo encoberto e chuvoso gera condições para risco hídrico como transbordamentos de rios, além de eventuais deslizamentos de terra e encosta e alagamentos; além disso, a temperatura entra em queda e a semana será fria em toda a região.
Suldeste
A frente fria avança e a condição para chuva no estado de São Paulo aumenta. Tem previsão para pancadas isoladas de chuva com algumas trovoadas em todo o estado de São Paulo, grande parte do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerias.
Centro-Oeste
Há previsão de chuva forte com trovoadas no estado do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No oeste de Mato Grosso, a chuva é mais volumosa e não se descarta granizo e rajadas de vento com intensidade de moderada a forte, isso por conta de uma baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai, que intensifica a chuva nestas regiões.
Na maior parte do estado de Goiás e em Brasília, o destaque fica para as altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar. A semana segue com pancadas de chuva entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e de foma mair espaçada no sul de Goiás.
Nordeste
As chuvas aumentam no litoral do Maranhão, voltando a chover também em São Luís, mas a maior parte da região tem tempo firme e seco, com baixa umidade relativa do ar. O litoral ainda conta com algumas pancadas isoladas de chuva, mas intercaladas com muito sol e calor.
Norte
O tempo instável com chuva sobre a maior parte do Norte. No oeste da região, onde as pancadas de chuva foram mais fortes e volumosa nos últimos dias, a chuva começa a perder intensidade; ainda chove mas de forma mais pontual e com menores acumulados. A tendência é de sol, calor e pancadas de chuva rápidas e espaçadas na Região Norte.
Fonte: Canal Rural