As entregas de fertilizantes no mercado doméstico encerraram o mês de maio em 2,4 milhões de toneladas, alta de 36,7% na comparação com igual período do ano passado, aponta o mais recente levantamento da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), divulgado nesta última quarta-feira (09). No acumulado de janeiro a maio, foram entregues 10,6 milhões de toneladas, elevação de 8,5% na comparação anual.
A produção nacional de fertilizantes intermediários fechou o mês de maio em 523 mil toneladas, queda de 18,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, a produção chegou a 2,8 milhões de toneladas, recuo de 8,1% em relação a igual intervalo de 2018.
As importações de fertilizantes intermediários alcançaram no mês de maio o volume de 2,3 milhões de toneladas, alta de 18,9% em relação ao mesmo período de 2018. No acumulado de janeiro a maio, o volume importado somou 9,2 milhões de toneladas, elevação de 10% na comparação com igual intervalo do ano passado.