O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, recebeu na manhã de terça-feira (8), em Brasília, representantes da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). No encontro, foi apresentado ao ministro o Programa Pró-Genética, instituído há dez anos, e que contribui para o aumento da produção sustentável de carne e leite de origem bovina no país.
Para o ministro, a parceria nesse programa pode ser um apoio a mais para o setor que, segundo o Censo Agropecuário, é responsável por 58% da produção de leite no país, a agricultura familiar.
- Estamos muito interessados e vamos estudar a parceria, porque vai beneficiar muito nossos agricultores familiares – afirmou.
De acordo com o presidente da associação, Luiz Cláudio Ferreira, o programa tem grande participação no desenvolvimento da agricultura familiar, gerando informações a respeito do manejo, tecnologia e gestão.
- Nós fizemos um estudo durante um ano e chegamos à conclusão de que, atualmente, para cada real investido em boa genética, o retorno pode ser de quatro a cinco vezes esse valor. E tem retorno em mais leite e mais peso do animal. Então esse programa pode trazer mais renda para os agricultores familiares – destacou.
Os representantes da ABCZ também solicitaram apoio do ministério na realização da Feira da Agricultura Familiar (Agrifam). O objetivo do evento é integrar o produtor ao mundo da tecnologia e informação para que ele possa melhorar sua produtividade e produção.
A ABCZ
Sediada em Uberaba (MG), a ABCZ possui cerca de 20 mil associados. A entidade coordena e centraliza as atividades relacionadas ao zebu nas áreas técnica, política e econômica, trabalhando para ampliar a produção de carne e leite, por meio do melhoramento genético e registro genealógico das raças zebuínas em todo o Brasil.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)