No decorrer da quinta-feira, 12, a frente fria avança mais pela costa sul do país. O tempo segue nublado com chuva a qualquer momento na maior parte do Rio Grande do Sul, porém nas áreas de fronteira com o Uruguai o tempo volta a ficar firme.
Em Santa Catarina e o sul do Paraná, as pancadas de chuva se espalham até o fim do dia e serão acompanhadas por rajadas de vento, raios e até risco de granizo.
“Mesmo com o retorno da chuva em áreas produtoras como Francisco Beltrão, o volume será baixo do esperado por muitos produtores para o plantio”, diz a meteorologista da Somar, Heloísa Pereira. Por outro lado, as porções centro e norte do Paraná seguem com tempo firme, seco e temperaturas bastante elevadas.
Nestas áreas a umidade do ar volta a cair bastante a tarde, atingindo níveis críticos em diversas cidades, como Maringá, Londrina e Icaraíma.
Na sexta-feira, 13, a frente fria começa se afastar para alto mar, mas áreas de instabilidade associadas a ventos úmidos que sopram contra a costa mantêm tempo nublado com chuvas isoladas do nordeste do Rio Grande do Sul ao leste do Paraná. Há uma pequena chance de chuva no interior de Santa Catarina e sul do Paraná. Nas demais áreas, ou seja, em praticamente todo Rio Grande do Sul e Paraná, o tempo volta a abrir. O contraste térmico é grande na sexta-feira, enquanto as máximas ainda passam dos 30°C no noroeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul, nas demais áreas da região a temperatura não sobe tanto. Inclusive faz frio nas capitais Porto Alegre e Florianópolis.
Ventos úmidos do mar mantêm condição de chuva no leste da região Sul no fim de semana. Já o interior da região segue com tempo aberto e temperaturas em elevação. A trégua na chuva dura pouco no estado gaúcho, já entre domingo e segunda-feira, dia 16 tem risco de temporal novamente na fronteira com o Uruguai.
Fonte: Canal Rural