6f2698d7-b167-49d0-a507-fc5aab1c4c28

PROGRAMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA

A Embrapa vai realizar um plantio mecanizado de grãos e de mandioca, durante o evento de lançamento do Programa de Produção Integrada (PPI) do Governo do Estado, na manhã desta terça-feira, 8/9, no Parque de Exposições de Fazendinha, distrito de Macapá (AP). A técnica deste plantio mecanizado será feita no formato demonstrativo, para fins de conhecimento de como funcionam os equipamentos e os benefícios. Os participantes conhecerão a plantadora que garante uma melhor produtividade da mandioca e de grãos (milho, soja, arroz, feijão) e reduz de forma significativa o esforço físico do agricultor, quando comparado com o método manual de plantio. A plantadora adquirida pela Embrapa funciona atrelada a um trator de médio porte e representa uma novidade para auxiliar os pequenos produtores do Amapá.

O chefe adjunto de Transferência de Tecnologias da Embrapa Amapá, Nagib Jorge Melém Junior, ressalta que a mecanização é a chance de o Amapá avançar na inclusão tecnológica e ao mesmo tempo garantir qualidade de vida aos agricultores de base familiar.

- A padronização obtida na lavoura após o plantio feito de forma mecanizada, é um dos fatores do aumento da produtividade. Quando feito por meio da enxada, no método manual, é comum ocorrer desníveis na adubação. Com esses implementos, o agricultor consegue distribuir os fertilizantes e plantar as manivas de maneira uniforme numa mesma área e com isso garantir melhor produtividade – acrescentou o analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amapá, Gustavo Castro.

A plantadora de mandioca realiza operações complexas: abre a linha de cultivo, deposita o adubo, corta a maniva e fecha a linha de cultivo. Um dos maiores benefícios é que, devido este implemento ser feito de duas linhas, o produtor pode plantar até 5 hectares em meio dia. Enquanto no trabalho manual, “no bico da enxada”, é preciso cerca de 10 pessoas para plantar em um dia.

- Para uma operação bem-sucedida, é preciso um tratorista e dois auxiliares capacitados. Estes precisam ter o cuidado de ir colocando as manivas dentro do recipiente. A maniva não pode ser torta, o ideal é que seja mais reta possível – completou o assistente do Campo Experimental do Cerrado, Claudeci Trindade.

PPI – O Governo do Estado anuncia a retomada do Programa de Produção Integrada, beneficiando inicialmente 928 famílias de várias regiões do Estado do Amapá. De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Hélio Dantas, o programa é uma das medidas que contribuirá para fomentar as atividades agrícolas do Estado, principalmente a agricultura familiar. Com relação ao acesso aos equipamentos de mecanização, o secretário destacou que os produtores têm possibilidade concreta de por meio do financiamento do Fundo de Desenvolvimento Rural do Amapá (Frap), além da linha disponível para financiamento na Conab.

Fonte: Embrapa



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.