O primeiro dia de Expointer, que foi no sábado (24), registrou um aumento de 51,19% nas vendas do Pavilhão da Agricultura Familiar em relação ao mesmo período do ano passado. Os produtos são os destaques desta edição do evento em Esteio, Região Metropolitana de Porto Alegre.
Em 2018, os produtores obtiveram um crescimento de 40,3% em relação ao ano anterior, alcançando a marca de R$ 4 milhões em negócios. O artesanato também teve aumento nos negócios: foram 30.930 peças vendidas, R$ 1.277.968,48 de lucros, 16,17% em comparação ao ano anterior.
É o ano de maior participação da produção realizada nos campos do Rio Grande do Sul, com 316 espaços de comercialização. São 312 produtores do RS, dez de Minas Gerais, quatro do Rio de Janeiro e um do Amapá.
Aracema Heldt, de Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte do RS, é uma das produtoras que está animada com o bom início de vendas. Proprietária de uma marca de rapaduras, doces e melados, ela participa pela oitava vez da feira.
“O movimento está melhor do que no ano passado, vendi mais, não esperava vender tanto quanto estou vendendo agora. Vamos ter que voltar para fazer mais doce”, comemora.
Mais do que as vendas, o pavilhão proporciona visibilidade e novos clientes para a produtora.
“Estou vendendo melado para uma padaria que conhecemos aqui numa edição passada da Expointer. Comercializamos de 300 a 400 quilos de melado todo mês”, conta.
Melhores produtos
Os melhores produtos da agricultura familiar serão escolhidos nesta semana, no Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar. Serão avaliadas as melhores ofertas nas categorias suco de uva integral, vinho tinto de mesa seco, vinho tinto fino seco, salame, queijo colonial, cachaça prata, cachaça envelhecida (classificação premium e extra premium) e mel.
Fonte: G1