castanhas-web

CIENTISTAS CRIAM PROTETOR SOLAR SUSTENTÁVEL

Cientistas da Universidade de Witwatersrand, em Johannesburg, na África do Sul, desenvolveram um protetor solar que ajuda na preservação do meio ambiente feito a partir das cascas da castanha de caju.

Com a colaboração de cientistas da Alemanha, Malásia e Tanzânia, eles têm usado as cascas de castanha de caju para produzir ingredientes com potenciais promissores para a fabricação de protetores solares mais sustentáveis.

A castanha de caju comestível é apenas uma parte da fruta, que é envolta em uma casca dura que fica abaixo do pseudofruto (polpa). Uma vez extraída a castanha comestível, as cascas são normalmente descartadas.

A pesquisa, que buscou trazer uma utilidade sustentável para esse resíduo, descobriu que alguns compostos criados a partir do líquido do caju tinham qualidades similares de absorção de raios UV para ingredientes comerciais de proteção solar, como a oxibenzona.

Fonte: Globo Rural



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.