A fêmea Alterosa Bradley é a nova recordista mundial em produção de leite da raça girolando. Com média de 109,121 quilos por dia, o animal conquistou o posto durante o campeonato do Camaru, em Uberlândia (MG), quando competiu com outras 12 vacas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (3/9).
Alterosa é filha de Bradley, um dos touros de destaque da história da bateria leite da empresa de genética bovina ABS Pecplan, e pertence à Xapetuba Agropecuária.
- O resultado mostra a evolução da raça girolando no país e a consistência da genética ABS Pecplan. Bradley deixou muitas filhas grandes produtoras de leite para a pecuária brasileira – comenta Odilon Rezende, supervisor da empresa na região sudeste.
Para chegar ao resultado, houve investimento em genética e também na nutrição da vaca, como comenta Thiago Silveira, diretor da Xapetuba.
- Buscamos aliar genética, nutrição e gestão de recursos humanos, com uma equipe empenhada em garantir a evolução de todo o processo. Sem dúvida, esse recorde é um feito muito importante para raça – comemora.
O posto era de outra vaca brasileira, a Indiana Canvas 2R, que quebrou o recorde ano passado também em Uberaba, ao produzir 115,020 quilos de leite em um único dia.
Fonte: Globo Rural