O presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), João Marchesan, disse nesta terça-feira (25), que o volume de recursos destinado ao Moderfrota [Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras] no Plano Safra 2019/20 ficou aquém do que a entidade considera ideal para atender a demanda prevista por financiamento.
Para o novo ciclo, o governo federal disponibilizou R$ 9,6 bilhões para o Moderfrota, com taxas de juros reajustadas para o intervalo entre 8,5% a 10,5%. De acordo com Marchesan, o montante necessário para o programa deve ser de, ao menos, R$ 15 bi.
Segundo o dirigente, caso não haja um novo aporte, os recursos do Moderfrota, que são liberados por meio de financiamentos junto ao BNDES, devem se esgotar em dezembro.
“Isso preocupa e o cenário – de interrupção de novos financiamentos por falta de crédito – ocorrido no início deste ano pode se repetir no começo de 2020.”
Fonte: DATAGRO