Açucar e etanol

VENDAS DE ETANOL BATEM NOVO RECORDE EM MAIO

As vendas de etanol pelas usinas da região Centro-Sul chegaram a 2,85 bilhões de litros em maio, alta de 50,64% na comparação com o volume registrado em igual período de 2018. Considerando apenas o etanol hidratado, a comercialização no mercado doméstico chegou a 2,05 bilhões de litros, registrando um novo recorde para o período, informou nesta terça (11), a União da Indústria de Cana-de-açúcar (UNICA).

Segundo a entidade, a alta de 53,19% nas vendas do hidratado foi impactada pela greve dos caminhoneiros em maio do ano passado, que interrompeu as atividades de produção e vendas por alguns dias nesse período no ano passado.

O volume de etanol anidro direcionado ao mercado interno, por sua vez, alcançou 805,33 milhões de litros em maio, registrando aumento de 44,53% em relação aos 557,20 milhões vendidos no mesmo mês de 2018.

Para Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da UNICA, “o resultado histórico decorre da competitividade do hidratado frente à gasolina e da recomposição dos estoques operacionais dos distribuidores e nos dutos”.

No caso do etanol anidro, é oportuno mencionar que a maior entrega do biocombustível pelas unidades produtoras também foi influenciada pela redução da importação de etanol, ampliação da operação de cabotagem e das transferências para atendimento da demanda na região Norte-Nordeste, acrescentou o executivo.

No acumulado da safra, as vendas de etanol pelo Centro-Sul somaram 5,51 bilhões de litros – 3,91 bilhões de hidratado e 1,60 bilhão de anidro. Daquele total, 203,89 milhões de litros foram para exportação e 5,31 bilhões para o mercado interno – com destaque para as vendas domésticas de hidratado que registraram aumento acumulado de 44,65% sobre o último ano safra.

Fonte: DATAGRO



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.