O preco do litro do leite recebido pelos produtores paranaenses vem registrando valorização desde o início do ano, aponta balanço divulgado nesta última quarta-feira (04) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (Seab). De janeiro ate a semana do dia (20 a 24 de maio), as cotacoes subiram 12%. Na comparação de maio com igual período do ano passado, a alta foi de 16%.
Este acrescimo, segundo o Deral, se deve a alguns fatores como a queda na producao leiteira, nao somente no Parana, mas tambem nos outros estados do Sul, Sudeste e Centro- Oeste, fato que aliado ao consumo interno estagnado contribui para a sustentacao dos precos.
Menor oferta
O primeiro trimestre foi caracterizado por uma menor oferta do produto no campo, devido em parte ao clima instavel (excesso de chuvas em alguns periodos e falta em outros). Alem disso, há também uma maior disputa pela materia-prima, por parte das industrias, as quais tem buscado um leite de melhor qualidade.
Abandono da atividade
Ainda tem contribuido para uma menor captacao de leite, o abandono da atividade ou diminuicao da producao, por parte de produtores, que devido à descapitalizacao e consequente falta de poder de investimentos (estes muitas vezes indispensaveis para atender os novos patamares de qualidade que vem sendo exigidos pelas industrias), nao conseguiram mais viabilizar sua producao.