Os preços do trigo se mostram favoráveis aos produtores do Paraná neste momento. De acordo com informações do Departamento de Economia Rural (Deral), a saca de 60 kg é comercializada a R$ 46,50, preço 10% superior ao mesmo período de 2018. Em contrapartida, o custo também teve um aumento significativo, gerando uma redução de área de 9%, na comparação com a safra passada.
Ainda segundo o Deral, a rentabilidade também melhorou. Porém, como a colheita não começou, não há confirmação sobre a continuidade dos preços.
“O cenário ainda é incerto. O impasse entre EUA e China e o atraso no plantio norte-americano são fatores que podem ajudar o preço do trigo e de outras commodities”, explica o engenheiro agrônomo Carlos Hugo Winckler Godinho, do Deral.
Para a atual temporada, tanto a área quanto a produção de trigo mantiveram os índices anteriores. A estimativa de área está em um milhão de hectares, e a produção esperada para a safra 18/19 é de 3,2 milhões de toneladas. Cerca de 60% da área está plantada até o momento, resultado bastante superior ao do ano passado, quando a seca atrasou o plantio.