chuva-webbb

CHUVAS RETORNAM AO RS

A região Sul do Brasil terá poucos dias de tempo firme, segundo mostram os principais modelos meteorológicos. As chuvas devem retornar já neste final de semana pelo Rio Grande do Sul de forma intensa e depois atingem de forma menos severa em áreas do Paraná e de Santa Catarina.

Enquanto a chuva não retorna, o tempo fica firme sobre a região Sul. Em contrapartida, no Centro-Norte, fortes instabilidades são vistas nesta sexta-feira (03). O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de acumulados para o Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima e de chuvas intensas em Mato Grosso do Sul e São Paulo.

No domingo (05), segundo o modelo Cosmo do Inmet, fortes instabilidades começam a se formar no extremo Sul, e em poucas horas se espalham sobre o Rio Grande do Sul, com acumulados de mais de 50 mm em 24 horas. Depois avançam para o mar, mas podem causar chuvas também em Santa Catarina e Paraná.

Assim como o modelo Cosmo, o GFS também confirma o retorno das chuvas para a região Sul no final de semana, mas aponta que a condição chuvosa deverá permanecer um pouco mais de tempo, chegando a perdurar pelo menos até o início da próxima semana, também com registro de altos acumulados em algumas áreas.

O modelo americano também aponta a persistência de chuvas moderadas sobre a maior parte do Brasil central nos próximos dias, além de chuvas fortes em pontos isolados da região Norte do país. Em áreas do Nordeste, as chuvas seguirão escassas, segundo os modelos meteorológicos.

Ainda que menos volumosas, as chuvas no Paraná devem contribuir para o desenvolvimento da safrinha de milho, já que a colheita da soja está completamente encerrada no estado. Segundo o Deral (Departamento de Economia Rural), 93% da 2ª safra de milho tem boa condição e foi totalmente plantada.

Em uma previsão estendida, para os próximos sete dias, de 03 até 10 de maio, o modelo Cosmo do Inmet aponta registro de acumulados expressivos sobre o Sul, principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, apesar de também chover sobre o Paraná. Em áreas centrais, as chuvas ocorrerão, mas menos volumosas.

No período dos próximos sete dias, a região Norte do país terá acumulados expressivos de chuva sobre quase todos os estados. Na maior parte da região Nordeste, incluindo o sertão nordestino, as precipitações nos próximos dias ficarão escassas ou em baixos volumes, assim como em áreas da região Sudeste.

Nesta sexta-feira, o dia será de muitas chuvas sobre áreas do Centro-Norte do Brasil, segundo o Inmet. Alertas de acumulados de chuva de até 100 milímetros em algumas áreas tem perigo e perigo potencial nos estados de Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima.

Em localidades de Mato Grosso do Sul e São Paulo, o alerta também é de perigo potencial e perigo com chuvas intensas. São esperadas precipitações que podem chegar aos 100 mm/dia, com ventos intensos e chances de queda de granizo.

Nas últimas 24 horas, as precipitações mais volumosas em todo país ocorreram no Norte e em pontos isolados do Nordeste, Brasil central e Sul. Os cinco maiores acumulados ocorreram em Tomé Açu (PA): 377,6 mm, Santarém (PA): 77,4 mm, Novo Repartimento (PA): 65,6 mm, Macapá (AP): 58,2 mm e Manaus (AM): 52,8 mm.

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 03 até 11 de maio, as chuvas mais volumosas caem sobre áreas da faixa Norte do país, mas voltam isoladamente em áreas centrais e do Sul.

De 11 de maio até 19 de maio, as precipitações mais volumosas voltam a se concentrar sobre áreas mais ao extremo Norte. Na maior parte do Brasil, as chuvas ocorrem de forma muito isolada, quando não, passam por uma condição de tempo mais seco, como em localidades centrais. No Sul e Sudeste, as chuvas retornam.

Fonte: Notícias Agrícolas



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.