A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra febre aftosa começa em maio em 24 Estados e no Distrito Federal. Em nota, o Ministério da Agricultura diz que a previsão é de imunizar 216,6 milhões de bovinos e 1,4 milhão de bubalinos. O Estado do Amapá só vacinará seu rebanho nos meses de setembro, outubro e novembro e Santa Catarina não vacina mais. De acordo com o Ministério, Espírito Santo, Acre e Paraná são os únicos Estados que vacinarão apenas animais jovens com até 24 meses de idade.
O Ministério da Agricultura solicitou aos laboratórios que 218 milhões de doses de vacinas sejam disponibilizadas nesta etapa. Serão utilizadas as vacinas com 2 ml, que são bivalentes, com os vírus do tipo A e O. “A sua composição é diferente da utilizada nas campanhas passadas, especialmente para diminuir a formação de abscessos e, mantendo o mesmo nível de proteção dos animais”, informou o Ministério.
Rio Grande do Sul começa nesta quarta
No Rio Grande do Sul, a primeira etapa da campanha de vacinação começa nesta quarta-feira (1/5) em todo o Estado, informou a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).
A meta é imunizar 12,5 milhões de bovinos e búfalos e atingir cobertura vacinal de mais de 90%. Produtores devem comprar as doses das vacinas com 2 ml para todo o rebanho em casas credenciadas pela Seapdr e comprovar a vacinação por meio de nota fiscal de compra ou por declaração de quantitativo de animais vacinados.
“Aqueles que não comprovarem a vacinação serão autuados, conforme determinação do Decreto Estadual 52.434/2015, e terão sua propriedade interditada até a regularização dos procedimentos”, diz a secretaria.
Fonte: Globo Rural