Engenheiros florestais de empresas privadas e de associações comunitárias, além de técnicos de instituições de ensino e pesquisa estão reunidos esta semana (10 a 12/04) na sede da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém, para avaliar o primeiro ano de uso do software BOManejo, desenvolvido pela Embrapa para a elaboração e execução de planos de manejo florestal no Pará.
Após um ano de lançamento do produto, quase 400 downloads do software já foram registrados no site da Embrapa, o que segundo o engenheiro florestal Fabricio Ferreira, da Embrapa Amazônia Oriental, é um número expressivo visto que se trata de uma ferramenta para uma atividade bastante específica. O BOManejo é gratuito e foi desenvolvido para auxiliar o manejo florestal sustentável, desde a elaboração dos planos operacionais anuais (POA) até o controle da extração, produção e transporte da madeira.
O grupo de trabalho que está avaliando o uso e as funcionalidades do produto conta com os desenvolvedores do software, com especialistas em manejo florestal e com os usuários finais.
“Esse grupo já identificou 19 itens de melhoria assim como a sugestão de novos módulos”, conta Fabrício Ferreira.
Entre os ajustes necessários, continua o engenheiro, estão a conectividade com outras ferramentas da área e com os sistemas de licenciamento atualmente em uso pelos órgãos ambientais do Pará.
De acordo com Simon Roberto Pontes da Fonseca, que é o engenheiro florestal responsável pelos planos de manejo da Reserva Extrativista Verde Para Sempre, no município de Porto de Moz (PA), o software BOManejo trouxe agilidade e segurança na elaboração do plano operacional anual da atividade de exploração florestal.
“A ferramenta tem funcionado muito bem até agora. O trabalho que antes levávamos de dois a três dias para concluir, hoje o sistema roda em 10 minutos”, ressalta.
Ele destaca ainda que o software conferiu mais segurança à classificação das espécies presentes nas áreas, uma vez que não depende mais da atividade manual do técnico.
O software BOManejo – que está disponível para download gratuito no endereço www.embrapa.br/bom-manejo – é resultado da primeira fase do projeto Bom Manejo, executado pela Embrapa e parceiros e financiado pelo ITTO (Organização Internacional de Madeira Tropical), cujo objetivo é aplicar boas práticas de utilização e conservação das florestas. Para isso, o projeto em sua primeira fase desenvolveu ferramentas computacionais que auxiliam técnicos e produtores no planejamento do manejo e monitoramento da floresta.
Fonte: Embrapa