Em comunicado distribuído à imprensa, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) assinala que o setor exportador de carne de frango do Brasil permanece confiante nas sólidas relações com os mercados importadores islâmicos.
Sem citar de forma direta, a nota é um posicionamento da entidade sobre possíveis riscos aos embarques para os países árabes, diante de movimentos do governo brasileiro em mudar a embaixada em Israel de Tel Aviv para Jerusalém. A mudança desagrada o mundo árabe por razões geopolíticas e religiosas.
A notícia de que o governo brasileiro irá abrir um escritório comercial em Jerusalém já vem provocando uma série de desdobramentos. Diplomatas de países árabes solicitaram reunião com o governo brasileiro e a Autoridade Palestina convocou seu embaixador em Brasília para explicações.
Segundo a ABPA, a confiança na corrente comercial com os países árabes está ancorada na complementariedade existente entre as exportações brasileiras e as indústrias locais, em prol da garantia de oferta de alimentos às nações islâmicas.
A entidade destaca que vale lembrar que o Brasil é o maior produtor e exportador de carne de frango halal do mundo, com embarques superiores a 1,9 milhão de toneladas. “As primeiras exportações brasileiras foram direcionadas exatamente para os mercados árabes em 1976. São relações duradouras que, estamos convictos, continuarão em expansão”, encerra o comunicado.
Fonte: DATAGRO