A colheita do milho verão relativo ao ciclo 2018/19 avançou para 65% da área no Rio Grande do Sul. Beneficiada pelo clima, as lavouras de milho atingem 21% maduras, 12% em enchimento de grãos e 2% estão em floração. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (28), os produtores gaúchos avaliam a possibilidade de aumentar a área na próxima safra, como forma de diminuir a infestação de nematoides nas lavouras e de garantir maior presença de palha no sistema plantio direto.
Nos próximos dias, a colheita do milho terá o ritmo reduzido, em função de os agricultores priorizarem a colheita da soja. Nas regiões Fronteira Noroeste e Missões, a maioria das lavouras de milho foi colhida, o que representa 79% da área cultivada. Nessas regiões, o clima favorável resulta no bom aspecto das lavouras de safrinha.
Na região da Produção, 70% da área está colhida, com produtividade média de 8.500 kg/ha. Já no Norte do RS, 90% das áreas destinadas a grão foram colhidas, com produtividade média de 147sc./ha; o município de Sertão apresentou média de 180 sc./ha. O milho para silagem já foi totalmente colhido na região, com produtividade média superior a 42 mil quilos por hectare.
Fonte: DATAGRO