Nesta quinta-feira, dia 21, primeiro dia do outono de 2019, o destaque vai para a expectativa de chegada da primeira friagem do ano. Rondônia e Acre estão entre as áreas atingidas. Não é que vai fazer frio na região, mas o calor intenso vai dar uma trégua especialmente no período da tarde. A chuva segue em toda a área de forma generalizada, porém sem grande intensidade. Na região de Cacoal RO), a mínima prevista é de 18°C nas áreas de café conilon.
Em Mato Grosso do Sul e no oeste de Mato Grosso, as temperaturas também vão diminuir bastante. Nas demais áreas da região, ainda faz calor e a chuva ocorre em forma de pancadas. Os acumulados são mais expressivos na maior parte de Mato Grosso, em todo o estado de Goiás e no Distrito Federal, além do nordeste de Mato Grosso do Sul, ainda sob o feito da frente fria.
O tempo firme volta a predominar no extremo sul de Mato Grosso do Sul com o avanço de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades. Essa diminuição da temperatura, mesmo que passageira, pode provocar desconforto térmico nos animais.
“Se fosse uma friagem duradoura, poderia alongar o estágio de maturação do milho. Mas não será o caso, porque a partir do fim de semana já volta a fazer calor em todo o interior do Brasil”, diz Desirée Brandt, meteorologista da Somar.
Fonte: Canal Rural