Mesmo a Syngenta rejeitando a proposta de aquisição feita pela concorrente Monsanto, a empresa norte-americana não desiste da investida e teria feito uma proposta ainda maior. A Monsanto elevou sua oferta para aproximadamente 47 bilhões de dólares, ou 470 francos suíços (503,70 dólares) por ação ante 449 francos por ação anteriormente, segundo uma fonte. A ação havia fechado a 357,60 francos na segunda-feira.
Como reflexo dessa nova avançada da Monsanto, a ação da fabricante suíça de produtos químicos agrícolas avançava mais de 10% nesta terça-feira.
A direção da Syngenta não comenta se a nova proposta poderia convencê-los a concordar em discutir uma transação.
A Syngenta havia rejeitado uma oferta anterior e se recusou a abrir suas informações à rival. Conforme a agência de notícias Reuters, a nova oferta inclui um aumento da multa de rompimento para 3 bilhões ante 2 bilhões de dólares se a transação for bloqueada por reguladores ou se não evoluir por outros motivos.
A Monsanto quer combinar seu negócio de sementes com as operações de sementes e de pesticidas da Syngenta, contando que um acordo faria as empresas mais eficientes ao desenvolverem sementes e pesticidas em conjunto e integrando as estratégias de vendas e distribuição.