As exportações de carnes iniciaram o ano em alta em Santa Catarina. Em janeiro, os embarques de carne de frango somaram 72,8 mil toneladas, elevação de 4,6% sobre o mesmo mês de 2018. Nesse mesmo período as receitas também foram positivas, com crescimento de 4,8%, totalizando US$ 125,7 milhões.
Apesar de uma queda significativa nas exportações para o Japão, maior mercado para a carne de frango de Santa Catarina, o estado ampliou a participação em outros países. O faturamento com os embarques para Arábia Saudita aumentou em 29,8% e para a China aumentou 52,3% em relação ao mesmo mês de 2018.
As vendas internacionais também registraram aumento. No mês passado, foram embarcadas 25,5 mil toneladas do produto, alta 2,1% em relação ao mesmo período de 2018. As exportações de carne suína geraram receitas de US$ 47,1 milhões.
Os principais mercados para carne suína catarinense são China, Chile e Hong Kong. Embora com uma queda significativa nas vendas para China e Hong Kong, o estado aumentou as vendas para o Chile, Uruguai e Angola, além da retomada das exportações para Rússia.
Fonte: DATAGRO