Um grupo de aplicadores do larvicida BTI de Brochier participou, nesta quinta-feira (07/02), de uma capacitação para o controle do borrachudo. Parte das ações realizadas desde o ano de 2016 no município e que visam a monitorar a incidência do inseto, a atividade ocorreu na sala de reuniões do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). Na ocasião, o assistente técnico regional em Manejo de Recursos Naturais da Emater/RS-Ascar, extensionista Marcos Schäfer, destacou ações que visam a evitar a propagação da praga.
Schäfer destaca que a propagação do borrachudo tende a ocorrer em locais em que o ecossistema esteja em desequilíbrio, em que tenha ocorrido desmatamento ou aplicação de agrotóxicos de forma inadequada. Para o extensionista a construção de pocilgas e estábulos longe de córregos, a adoção de cobertura de solo e a manutenção de uma mata ciliar frondosa tendem a proteger o manancial da contaminação.
“Nunca é demais lembrar que é a nossa ação que transforma o inseto em praga”, explica.
O extensionista lembra que o borrachudo, que se reproduz com maior intensidade em águas com grande oferta de material orgânico, atrapalha não apenas os humanos, mas os animais.
“Evidentemente não é possível eliminá-lo completamente da natureza e nem é esse o objetivo, mas sim possibilitar a convivência com ele”, salienta.
Em sua fala destacou o ciclo biológico do inseto e quais as formas de controles mecânico, com escovação de rampas e barragens, saídas de açudes e cachoeiras e adoção de represas, além do biológico, com o BTI.
O encontro, organizado pela Emater/RS-Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), contou com atividade prática na parte da tarde em que se trabalhou identificação de larvas, medição para o cálculo de vasão e aplicação. Lideranças como o vice-prefeito de Brochier e secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Fernando Braun, o supervisor da Emater/RS-Ascar Fábio da Encarnação e a secretária da Saúde e Assistência Social, Mônica Neis também estiveram presentes no encontro. Em sua fala, Encarnação valorizou a ação, que possibilita a troca de informações e a atualização dos aplicadores.
Fonte: Emater