clima-ewebbb

CHUVA RETORNA AO SUL

Instabilidades retornaram para a região Sul do Brasil nesta quinta-feira (31) após dias de tempo mais firme. De acordo com alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), são previstas tempestades sobre áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

“Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”, informa o Inmet. O aviso vai até a madrugada de sexta.

De acordo com a Climatempo, uma frente fria avança sobre a região Sul do país a partir desta sexta-feira (1º), aumentando ainda mais as chuvas na região, que já ocorrem nesta quinta. Nos últimos dias, as precipitações no Sul ocorriam mais em forma de pancadas e em pleno calor.

Aviso para as áreas: Planalto Norte Catarinense, Campanha, Metropolitana De Curitiba, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Litoral Paranaense, Sul Paranaense, Litoral Gaúcho, Litoral Norte Catarinense

De acordo com o modelo Cosmo do Inmet e o GFS do COLA, as chuvas nesta quinta-feira (31) retornam mais concentradas sobre áreas do extremo Sul do Rio Grande do Sul. Ao longo dos próximos dias, a frente fria avança e leva mais chuvas também para áreas do Leste de Santa Catarina e Paraná.

A partir do dia 04 de fevereiro, o modelo do instituto brasileiro aponta bons volumes de chuva para áreas do Paraná. Logo no dia seguinte, as chuvas já avançam sobre o oceano e áreas da região Sudeste do Brasil. Nos próximos dias, as precipitações seguirão mais sobre o Norte.

Segundo dados do Inmet, já nesta quarta-feira (30), áreas da região Sul receberam chuvas. Os cinco maiores acumulados foram registrados em Bom Jardim da Serra (SC): 21,6 mm, Santa Vitória do Palmar (RS): 14,8 mm, Dionísio Cerqueira (SC): 11,8 mm, Canela (RS): 10,2 mm e Serafina Corrêa (RS): 7,0 mm.

O retorno das nebulosidades ao Sul deve amenizar o forte calor na região. “Janeiro de 2019 termina extremamente quente no Sul do Brasil. As temperaturas máximas do dia 30 ultrapassaram os 38°C nos três estados da Região e podem se aproximar mais dos 40°C nesta quinta-feira, 31 de janeiro”, informou a Climatempo.

Ainda de acordo com o Inmet, segue o aviso de onda de calor para até sábado (02) em áreas de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Previsão do tempo estendida para o Brasil

De acordo com o mapa de precipitação acumulada do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), nos próximos sete dias, as chuvas seguirão bem distribuídas sobre o Norte, mas a região Sul e partes do Sudeste terão áreas com acumulados de cerca de 40 milímetros.

Veja o mapa de previsão de precipitação acumulada do modelo Cosmo para os próximos 7 dias em todo o Brasil:

Previsões do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês) apontam que, no período de 31 de janeiro até 08 de fevereiro, as chuvas volumosas ficarão concentradas sobre a região Norte, mas chove em várias partes do país.

De 08 de fevereiro até 16 de fevereiro, as chuvas seguirão mais concentradas sobre a região Norte do país, mas áreas da faixa central do país também voltam a receber precipitações mais volumosas, podendo chegar, inclusive, até áreas da Bahia e Minas Gerais. No Sul, a condição fica mais firme.

Fonte: Notícia Agrícola



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.