Com redução da produtividade e da produção agrícola no estado, há um risco de incapacidade de pagamento dos créditos de custeio e investimento contratados
A Federação da Agricultura do Paraná (Faep) solicitou ao Ministério da Agricultura a prorrogação das dívidas de produtores rurais afetados pela seca no estado. A entidade quer que o ministério solicite uma intervenção junto às instituições financeiras, possibilidade prevista no manual do crédito rural.
Em documento, o presidente da federação, Ágide Meneguetti, explica as dificuldades enfrentadas por produtores paranaenses diante das perdas ocorridas nas lavouras de grãos, principalmente na soja. Diante deste cenário de redução da produtividade e produção, há um risco de incapacidade de pagamento dos créditos de custeio e investimento contratados.
“Queremos evitar que os produtores fiquem inadimplentes e impedidos de operar no sistema de crédito, o que desencadearia danos aos demais cultivos da safra em curso”, afirma.
Devido à estiagem nas regiões produtoras do Paraná, a cultura da soja já registra perdas de até 40%, de acordo com informações da Secretaria da Agricultura do Estado do Paraná (Seab).
Fonte: Canal Rural