A Arábia Saudita suspendeu as importações de carne de frango de cinco frigoríficos brasileiros. Os sauditas divulgaram lista autorizando o comércio com apenas 25 das 130 plantas originalmente habilitadas a exportar. No entanto, apenas 30 unidades, de fato, exportavam.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou nesta última terça-feira (22) que tomou conhecimento do relatório publicado pelo serviço sanitário da Arábia Saudita, no qual o órgão declara quais estabelecimentos brasileiros podem exportar aves ao país.
Após visitas a plantas frigoríficas brasileiras em outubro de 2018, a autoridade saudita avaliou que 25 delas estavam 100% de acordo com suas exigências. Já as outras cinco não atendiam completamente os critérios técnicos.
À “Agência de Notícias Brasil Árabe”, Rubens Hannun, presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, diz que [a decisão pelo embargo] “parece ser uma decisão bem técnica, de maneira direta”.
Segundo o dirigente, a Arábia Saudita também está desenvolvendo uma indústria local e é normal que seja exigente com as importações.
Fonte: DATAGRO