O abate de suínos registrou um volume recorde no terceiro trimestre deste ano ao atingir 11,56 milhões de cabeças. Esse resultado é 6,8% superior ao trimestre anterior e 4,7% maior frente mesmo período de 2017, além de ser o mais alto já registrado desde 1997, informa a Estatística da Produção Pecuária, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Entre os estados brasileiros, Santa Catarina liderou os abates, com 26,8% da participação nacional, seguido por Paraná, 20,9%, e Rio Grande do Sul, 18,3%.
“O crescimento no volume de animais abatidos foi em decorrência principalmente do aumento da demanda do mercado interno, que naturalmente aumenta no segundo semestre, e pelas exportações. No entanto, o resultado não foi recorde em termos de faturamento, muito por conta da diminuição das importações russas”, disse, em comunicado, o gerente da pesquisa do IBGE, Bernardo Viscardi.
Ainda de acordo com o levantamento do IBGE, a produção de ovos de galinha registrou recorde em um terceiro trimestre na série histórica da pesquisa, ao atingir 919 milhões de dúzias, crescimento de 4,9% em comparação com os últimos três meses e elevação de 9% no ano.
O abate de frangos somou 1,43 bilhão de cabeças e, embora tenha crescido de 3,6% frente ao trimestre anterior, teve queda de 3,8% na comparação anual. O Paraná, com 31,7% de participação, liderou o ranking nacional, seguido por Rio Grande do Sul, com 15%, e Santa Catarina, com 13%.
Fonte: Datagro
A notícia Brasil abate volume recorde de suínos apareceu pela primeira vez em Sistema FAEP.
Fonte: Sistema FAEP