O governador José Ivo Sartori anunciou nesta quinta-feira a liberação de recursos para programas da agricultura familiar e atendimento de demandas da Consulta Popular do ano passado. Ao todo, serão destinados R$29 milhões provenientes do BNDES. As prioridades da área da agricultura serão projetos de irrigação, produção leiteira e apoio às agroindústrias.
O secretário do desenvolvimento rural, Tarcísio Minetto, destacou que o foco é a realização de projetos relacionados à água para evitar problemas em meio às próximas estiagens. Quanto à crise financeira enfrentada pelo Estado, o titular da pasta garante que não vai haver bloqueio de recursos.
- São verbas previstas para essas áreas. O objetivo é aplicar os recursos até o fim do ano – projetou.
A secretaria já comunicou a Emater e Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) para que identifiquem os agricultores a serem beneficiados. Os projetos técnicos devem ser elaborados até 31 de outubro para que o Estado possa encaminhar os recursos até o fim de dezembro.
Já as incertezas sobre a manutenção da Consulta Popular, temporariamente, foram suspensas. A votação sobre as prioridades para as regiões vai ocorrer em 19 de agosto. A população vai poder votar em uma demanda para a área da saúde, uma na educação e duas em agricultura ou desenvolvimento econômico.
Fonte: Rádio Guaíba