A região Oeste do Paraná será palco de dois Dias de Campo sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), com enfoque em sistema silvipastoril (bovinocultura de leite e floresta). Dia 20, o evento acontece em Missal e, dia 22, em Terra Roxa, ambos no período da tarde.
O sistema silvipastoril conjuga a produção pecuária e florestal em uma mesma área e ao mesmo tempo. É uma atividade que traz diversos benefícios, tais como conforto térmico ao gado, com reflexo direto na produtividade do rebanho; sequestro de carbono, auxiliando na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas; e um novo produto para a propriedade rural : a madeira.
Em Missal, a programação conta com quatro estações: gestão da atividade leiteira na propriedade rural; árvores na pastagem; reforma/renovação do sistema silvipastoril e manejo da pastagem. Já em Terra Roxa, as estações vão abordar: gestão da atividade leiteira; produção de madeira; controle de formigas cortadeiras e manejo da pastagem.
Locais dos Dias de Campo:
A área silvipastoril de Missal tem 4,5 hectares plantados com eucaliptos desde o ano de 2005, com gado de leite. Além do conforto térmico animal, a propriedade já realizou colheita de árvores e a madeira foi utilizada parte na propriedade e parte foi comercializada em serrarias locais. A área ainda dispõe de mais 110 m³ de madeira para serraria.
Já a área de Terra Roxa é mais recente: os 13,8 hectares plantados com eucaliptos ( E. urograndis ) foram implantados em 2013, conjugado com gado de leite.
Promoção
Os dias de campo fazem parte do Projeto Bioeste Florestas, coordenado pela Embrapa Florestas, com a parceria da Emater/PR, Itaipu Binacional e CIBiogás.
O projeto Bioeste foi criado para dar bases mais sólidas ao plantio de árvores para a produção de energia no Oeste do Paraná. A região tem importância estratégica na produção de grãos e de proteína animal. Estas cadeias produtivas necessitam de biomassa florestal para energia térmica, seja na secagem de grãos, nas caldeiras das agroindústrias, no aquecimento de aviários ou em outras atividades do agronegócio. Essa demanda por biomassa de madeira contrasta com a baixa tradição da região em plantios florestais com fins produtivos e ganha importância com o déficit dessa biomassa, que aumenta na mesma medida do crescimento do setor agroindustrial local. Os sistemas silvipastoris podem ajudar a suprir parte desta demanda.
Fonte: Embrapa