A iniciativa, que teve o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), faz parte das ações da Rede Interagro, projeto que visa o fortalecimento da defesa dos interesses do setor no Brasil e no mercado internacional.
“Este é um trabalho que iniciamos há mais de um ano e agora esse esforço é coroado com uma ação de contato direto com compradores estrangeiros”, disse Pedro Netto, assessor de Relações Internacionais da CNA e responsável pela Rede InterAgro.
Segundo ele, o grupo sul-americano conheceu o funcionamento das cooperativas Veilling e Cooperflora.
“A seleção dos mercados foi realizada a partir de estudos de inteligência comercial e da solicitação dos próprios produtores brasileiros. Os mercados do Cone Sul são mais semelhantes ao nacional, com desafios logísticos menores que Europa e América do Norte”.
Para o vice-presidente da Comissão Nacional de Hortaliças e Flores da CNA, Manoel Oliveira, as visitas são importantes para mostrar aos importadores de flores o potencial da atividade no país.
“O desenvolvimento da cultura exportadora, a melhoria de procedimentos internos e a abertura de mercados trazem benefícios para o produtor, tanto nas vendas no mercado interno, quanto nas exportações”.
Fonte: CNA