Petrobras reduzirá o preço médio da gasolina nas refinarias em 6,35 por cento a partir de terça-feira, no maior corte já feito pela estatal desde o anúncio de uma política de reajustes até diários do combustível, em vigor desde julho do ano passado.
Com a alteração, o valor médio do combustível cairá para 1,7293 real por litro, o menor valor desde o 1,7199 real visto em 20 de abril, conforme informações do site da petroleira compiladas pela Reuters.
O movimento ocorre após a empresa já ter realizado um amplo corte em 31 de outubro, de 6,2 por cento, o maior que havia acontecido até então.
O corte se dá em meio a uma valorização do real BRL= ante o dólar e também a um enfraquecimento das referências internacionais do petróleo LCOc1, CLc1, parâmetros utilizados pela companhia para a formação de preços dos combustíveis.
O preço médio do diesel, por sua vez, segue congelado devido ao programa de subsídios lançado pelo governo em junho, em resposta à histórica greve de caminhoneiros contra o alto preço do combustível.
Devido ao programa, a petroleira deve praticar o preço do diesel dentro de limite máximo estabelecido pelo governo, contando com ressarcimento de até 30 centavos por litro. O limite máximo é ajustado a cada mês.
Fonte: Reuters