O Workshop Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Social no Meio Rural, evento promovido pela Embrapa, em Teresina – PI, teve início na manhã desta terça-feira (30) com a palestra “Agricultura da informação: O impacto do big data e internet das coisas na gestão das fazendas”, apresentada por Sílvia Maria Massruha, pesquisadora e chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, em Campinas, SP.
A pesquisadora apresentou um panorama sobre a revolução que tem acontecido no meio rural em decorrência da utilização de tecnologias digitais na agropecuária, desde a década de 80 com o início da utilização de computadores, passando pela criação dos primeiros softwares computador e a chegada da internet, passando pelo período de 2000 a 2015, com a chegada das redes sociais, internet móvel e computação em nuvem e chegando aos dias atuais com os sistemas integrados, big data, internet das coisas, robótica e pesquisa complexa no campo digital.
“A transformação digital na Embrapa começou há muitos anos e estamos em constante adaptação para buscarmos soluções que atendam às necessidades dos produtores, por exemplo. Hoje, com a agricultura 4.0, buscamos organizar e disponibilizar o máximo de informações para que ele possa acessá-las, on line, e auxiliar na sua tomada de decisão e que ele alcance uma melhor produtividade, por exemplo”, destaca a pesquisadora.
Após a palestra, foi servido um lanche que teve como base o feijão-caupi – feijão-de-corda ou feijão-macassar. A culinarista Wanilda Arrais elaborou brigadeiros, miniquiches, minipizzas e acarajé, utilizando a farinha deste feijão amplamente utilizando na região Nordeste, como ingrediente principal.
Também no turno da manhã, aconteceram os painéis “ICTs e mercado: como gerar inovação e valor para a sociedade?” e “Tendências e potencialidades das cadeias produtivas do Estado do Piauí’.
À tarde, o evento recomeçou com a palestra “Inovação social na agricultura com foco no desenvolvimento territorial”, apresentada pela pesquisadora da Embrapa Agrobiologia, Seropédica – RJ, Cristhiane Amâncio. Em seguida, aconteceram os painéis seguida da palestra “Cooperativas agrícolas como parceria estratégica para inovação”, conduzida pelo administrador e consultor de empresas, Agnaldo Linhares.
No intervalo, ocorreu mais uma degustação de produtos regionais, desta vez, à base de carne caprina – escondidinho, croquete e pão de feijão-caupi recheado com carne caprina, seguida pelo painel “Extensão Rural como elo para inovação”.
Sobre o evento – O Workshop Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Social no Meio Rural teve início na manhã do dia 30 de outubro com a apresentação da banda Tom Jobim, vinculada à Fundação Cultural Monsenhor Chaves. Participaram da solenidade de abertura representantes de instituições públicas e privadas. O diretor de Inovação da Embrapa, Cleber Soares, participou do evento e destacou a importância do debate e do desenvolvimento de projetos e ações com foco em inovação.
O chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Luiz Fernando Leite, relacionou o Workshop como sendo mais um fruto da união entre as instituições que formam a Aliança para Inovação Agropecuária no Meio-Norte, iniciada em 2016, por meio da parceria com instituições de ensino superior do Piauí e Maranhão e diversas organizações públicas e privadas da região, visando à promoção da integração entre as instituições e a elaboração de projetos voltados para a inovação agropecuária na região.
O evento tem como objetivos fortalecer e ampliar o debate sobre inovação nas instituições de ciência e tecnologia; viabilizar estratégias efetivas e ágeis para promover inovação na agricultura; fortalecer arranjos interinstitucionais que atuam no desenvolvimento e na replicação de tecnologias, em ambiente urbano e rural
Nesta quarta, o workshop é restrito à equipe técnica da Embrapa. Veja aqui algumas fotos do primeiro dia do evento, ocorrido no Bristol Gran Hotel Arrey, em Teresina.
Fonte: Embrapa